Alinhamento

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando libera o volante, por um curto período de tempo, você precisa verificar o alinhamento das rodas do seu veículo. O alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendicular ao solo e paralelas entre si. O alinhamento pode ficar comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo. Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado. Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, sendo que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne

• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;

• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;

• O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

Balanceamento

Se você percebe que o volante do seu carro vibra ou apresenta barulhos em determinadas velocidades, você precisa verificar o balanceamento das rodas do seu veículo. O balanceamento permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades. As consequências da não realização do balanceamento ou de um procedimento mal feito nas rodas dianteiras e traseiras se materializam por vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel de instrumentos ou nos assentos, em distintas faixas de velocidades. O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.

Sinais e sintomas para avaliar a necessidade de alinhamento e balanceamento:

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

É normal que seja feito o alinhamento e balanceamento nas revisões periódicas do seu carro. Mas você sabe realmente qual a importância deles? Ou, você tem dúvidas sobre o porque de realizá-los? O Carrão te explica o porque.

# 1 Desgaste irregular dos pneus

# 2 O veículo puxa para a direita ou esquerda

# 3 Vibrações no volante

# 4 O volante fica virado para esquerda ou direita mesmo quando as rodas estão retas

© 2015 -  Carrão

Criação: Multiart Propaganda

SERVIÇO

MÓVEL